domingo, 21 de fevereiro de 2010

FESTIVAL DE CURITIBA - FRINGE / 2010


O multívolo de teatro realizará uma curta temporada em curitiba no FRINGE - Festival de Curitiba 2010 , entre os dias 17 e 20 de Março de 2010, no auditório John Henry Newman na PUC/PR.
Esta peça tem trilhado seus caminhos em festivais, e  esta é mais uma oportunidade para mostrar nosso trabalho de pesquisa num grande evento.

Neste espetáculo a concepção tem como proposta principal a aproximação do publico com a intimidade da personagem, através de uma interação sutil, que traz a tona o publico à realidade da personagem em cena; historias que se misturam com historias, contas absurdas, números, traumas, traços de recalques, anedotas e julgamentos que completam a cartografia da vida de uma pessoa completamente sozinha. Desta maneira, quebrando a dicotomia palco-platéia, num salão vazio, onde se encontram quatro abajures, o público é acomodado em cadeiras junto à exígua área cênica onde a atriz trabalha olho no olho, projetando a interioridade da personagem. Sem cair em psicologismos a intenção é dar ao texto um tratamento leve, centrado mais na personagem do que no mundo que aparentemente a esmaga. Há pinceladas de humor se descolando da linguagem realista, e ao mesmo tempo, se desenha um trajeto para o espetáculo pela relação emotiva com a platéia e um desfecho sempre inesperado.
 
No final das contas é resultado de uma pesquisa de linguagem vinculada à relação ator e espectador. Fazendo da cena um lugar de vivência, de cerimônia, ritual que busca instituir o sagrado, a partir da idéia de que o teatro não é um fim em si mesmo, mas um meio. O meio para a descoberta de uma nova linguagem, de uma nova comunhão e o meio para a quebra das convenções e, sobretudo um instrumento para despertar sensações, memórias e opiniões.



para saber mais sobre o FRINGE 2010